terça-feira, 21 de agosto de 2012

Reis da Rua - Padre Rosalvino

Este documentário é uma coprodução TV Cultura / Mosquito Project (2011).

 

O Padre Rosalvino foi meu professor, diretor, conselheiro, celebrou meu casamento, é até hoje um grande amigo - e posso afirmar que é um ser humano dotado de uma Luz muito especial. Daqueles que vem a nosso mundo para mostrar que uma nova realidade de fraternidade e justiça social é possível - e para isso temos que "arregaçar as mangas" e agir. 
E isso é o que ele faz de melhor: seguindo o exemplo de Dom Bosco, junto com mais alguns voluntários, começou em 1981 uma modesta ação no bairro de Itaquera, que se tornou grandiosa e apresenta números impressionantes: acumula mais de 18 milhões de atendimentos e 35 milhões de refeições servidas!
Distribuídos hoje em 17 diferentes endereços nos bairros da Zona Leste, atua em serviços como educação infantil, cursos profissionalizantes, ações e medidas sócio-educativas, convívio de idosos e acolhimento institucional. E tem projetos como o "Mutirão Habitacional" e diversos Programas, como de inclusão digital, alfabetização de adultos, gestão de talentos, atendimentos odontológicos, medicina alternativa, farmácia comunitária, dependentes químicos e até uma escola de samba e uma fanfarra, além do Polo Guri Dom Bosco, que promove a inclusão social através do ensino da música.

E tudo isso melhorou a qualidade de vida de muita gente (saiba mais em Obra Social Dom Bosco Itaquera).
Um dos maiores líderes comunitários paulistanos da atualidade, recebe visitas constantes de representantes de governos internacionais (como Canadá, México, Alemanha e África do Sul) e entidades e autoridades de todo o mundo - como o prêmio Nobel da Paz Dom Ximenes Belo - para conhecer de perto suas ações, métodos e resultados.
Tem colhido resultados expressivos das lindas sementes que há tanto tempo planta... Um verdadeiro "Dom Bosco" dos dias de hoje! 
Ele está concorrendo ao prêmio "Cidadão Sustentável" do site Catraca Livre e da Rede Nossa São Paulo na Categoria "Inclusão Social" (terminou a primeira fase da votação em 1o. lugar com 38,51% dos votos).
Este "segundo turno" entre os 3 mais votados vai até 20 de setembro - se você quiser participar, basta clicar no link abaixo (e escolher a aba "Inclusão Social" que aparece em verde).