sábado, 23 de agosto de 2014

Procol Harum - A Whiter Shade of Pale




O Procol Harum é uma banda britânica de rock progressivo formada no início dos anos 60.
Surgida das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo do Procol foi abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançanda "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas.
A formação que gravou o primeiro álbum era formada por: Gary Brooker (piano e vocal), B. J. Wilson (bateria), Robin Trower (guitarra), Matthew Fisher (órgão) e David Knights (baixo). Este time de músicos produziu os melhores trabalhos da banda. Seguiram juntos por mais três anos.
Enquanto o mundo se deleitava com o álbum Sgt. Pepper’s, dos Beatles, a música que estava em primeiro lugar nas paradas britânicas era A Whiter Shade Of Pale, o primeiro single do Procol Harum. A canção, que mistura rock, classissismo e música barroca, tem mais de 900 versões de outros músicos e estabeleceu um conexão da banda com os Beatles e Jimi Hendrix.
Sua importância é tal que abriu as comportas do rock para trabalhos como Bohemian Rhapsody, do Queen, e toda a obra de Rick Wakeman.
Assim como Money For Nothing, do Dire Straits, nasceu de uma conversa ouvida casualmente, Keith Reid, tomando café, ouviu alguém dizendo para uma garota “You’ve gone a whiter shade of pale”, e BUMMM! aí estava o título da canção que começou exatamente assim: pelo título. Hino sombrio sustentado por um órgão vindo direto de uma melodia de Bach (“Air on the G String” ou "Aria em Sol Maior da Suite Nº 3 em Ré Maior"), “Whiter Shade Of Pale” era diferente de tudo o que se ouvia nas rádios em 1967.
A letra faz referência a Shakespeare, a Milton, e contém elementos sobrenaturais e mitológicos. Até hoje estudiosos tentam explicar o seu significado sem completo sucesso.
A música é romântica, trágica e sombriamente mágica.
De difícil tradução, A Whiter Shade Of Pale fala sobre muitas coisas e muitas outras ficam subentendidas.
A versão abaixo foi gravada com a Danish National Concert Orchestra e Coro no Castelo Ledreborg na Dinamarca  .
Um vídeoclip da versão original pode ser visto aqui.

CURIOSIDADES:
  • O nome da banda foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas".
  • O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda
  • É um dos menos de 30 singles que já venderam mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário